Novo modelo poderia explicar como a vida começou na Terra

Pesquisadores do Centro Laufer da Universidade Stony Brook para Biologia Física e Quantitativa e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley se associaram para descobrir mais sobre como as moléculas básicas para a vida, proteínas, DNA e RNA poderiam ter surgido de produtos químicos mais simples criados no início de nosso Universo.

Os cientistas têm trabalhado para descobrir as origens da vida em nosso planeta desde que a ciência existisse, provavelmente até mais. Certamente, percorremos um longo caminho desde o início do nosso entendimento, mas não podemos mapear completamente a evolução da vida na Terra do Big Bang hoje. Embora seja provável que seja muito longe desse acontecimento, se esse conhecimento for possível, cada descoberta ainda preenche um pequeno buraco dessa informação faltante.

Os pesquisadores desenvolveram um novo modelo computacional que pode ajudar a explicar como os blocos de construção químicos poderiam ter sido encadernados para formar cadeias mais longas com a capacidade de codificar informações sobre proteínas que estimulariam as primeiras formas de evolução. A sua descoberta foi publicada na versão on-line do diário do Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

Hipótese de Foldamer

De acordo com Ken Dill, autor principal, Professor Distinguido e Diretor do Laufer Center, “O estudo teórico ajuda a compreender um elo perdido na evolução da química na biologia e como uma população de blocos de construção molecular poderia, ao longo do tempo, resultar na emergência de seqüências catalíticas essenciais para a vida biológica “. Eles apelidaram suas descobertas” a Hipótese de Foldamer “, referindo-se à capacidade de cadeias de polímero particulares para dobrar e se unir para crescer cadeias mais longas contendo mais moléculas informacionais.

Este modelo fornece aos cientistas uma hipótese testável que permitirá que a experimentação confirme ou refute seus achados computacionais. Este é um passo importante para descobrir mais informações sobre as origens de vida na Terra. “… esperamos ter revelado um passo fundamental para entender como a vida começou a se formar na Terra há bilhões de anos”, explica o Professor Dill. Compreender como chegamos aqui será inestimável ao nos permitir discernir com precisão aonde estamos indo. As descobertas futuras também podem nos induzir a fatores anteriormente desconhecidos que poderiam nos ajudar a encontrar a vida em outros lugares da galáxia.

Fonte: Futurism