O que é uma onda gravitacional?

Uma onda gravitacional é uma ondulação invisível (ainda que incrivelmente rápida) no espaço. Sabemos sobre ondas gravitacionais há muito tempo. Mais de 100 anos atrás, um grande cientista chamado Albert Einstein apresentou muitas idéias sobre gravidade e espaço.

Einstein previu que algo especial acontece quando dois corpos – como planetas ou estrelas – se orbitam um ao outro. Ele acreditava que esse tipo de movimento poderia causar ondulações no espaço. Essas ondulações se espalhariam como as ondulações em uma lagoa quando uma pedra é lançada. Os cientistas chamam essas ondulações de ondas gravitacionais espaciais .

As ondas gravitacionais são invisíveis. No entanto, eles são incrivelmente rápidos. Eles viajam à velocidade da luz (186,000 milhas ou 299,338 Km por segundo). As ondas gravitacionais espremem e esticam qualquer coisa em seu caminho ao passarem.

O que causa ondas gravitacionais?

As ondas gravitacionais mais poderosas são criadas quando os objetos se movem em velocidades muito altas. Alguns exemplos de eventos que podem causar uma onda gravitacional são:

  • quando uma estrela explode assimetricamente (chamada supernova )
  • quando duas grandes estrelas se orbitam
  • quando dois buracos negros se orbitam e se fundem

Mas esses tipos de objetos que criam ondas gravitacionais estão longe. E às vezes, esses eventos só causam ondas gravitacionais pequenas e fracas. As ondas são então muito fracas quando atingem a Terra. Isso dificulta a detecção de ondas gravitacionais.

Como sabemos que existem ondas gravitacionais?

Em 2015, cientistas detectaram ondas gravitacionais pela primeira vez. Eles usaram um instrumento muito sensível chamado LIGO (Observador de ondas gravitacionais de interferência a laser). Essas primeiras ondas gravitacionais aconteceram quando dois buracos negros se estremeceram um para o outro. A colisão aconteceu 1,3 bilhão de anos atrás. Mas, as ondulações não chegaram à Terra até 2015!

Einstein estava certo!

A primeira detecção de ondas gravitacionais foi um evento muito importante na ciência. Antes disso, quase tudo o que sabíamos sobre o universo veio de estudar ondas de luz. Agora, temos uma nova maneira de aprender sobre o universo – ao estudar ondas de gravidade.

As ondas gravitacionais nos ajudarão a aprender muitas coisas novas sobre o nosso universo. Podemos também aprender mais sobre a gravidade em si!

Fonte: NASA