Como viver sem o Google

Remover o Google da sua vida? Sim, isso pode ser feito!

Os rastreadores do Google foram encontrados em 75% dos principais milhões de sites . Isso significa que eles não estão apenas rastreando o que você procura, também estão rastreando quais sites você visita e usando todos os seus dados para anúncios que o seguem pela internet. Os seus dados pessoais também podem ser encaminhados por advogados, inclusive para casos civis, como o divórcio. O Google respondeu mais de 100.000 desses pedidos de dados em 2016 sozinho!

Mais e mais pessoas também estão percebendo o risco de confiar em uma empresa por tantos serviços pessoais. Se você se juntar às fileiras de pessoas que decidiram que a coleta de dados do Google se tornou demasiado invasiva, aqui estão algumas sugestões para substituições com custo de comutação mínimo. A maioria é gratuita, embora mesmo aqueles que são pagos valem a pena – o custo de não mudar é um custo para sua privacidade pessoal, e a boa notícia é que nós temos uma escolha!

Pesquisa do Google -> DuckDuckGo (grátis)
Vamos começar com o mais fácil! Alternar para o DuckDuckGo não só mantém as suas pesquisas privadas, mas também oferece vantagens extras, como os nossos atalhos de bang , Handy Instant Answers e saber que você não está preso em uma bolha de filtro .

Gmail, Calendário e Contatos -> FastMail (pago)
Nós hospedamos os endereços @ duckduckgo.com no FastMail, um serviço independente e pago que também inclui suporte de calendário e contatos em todos os dispositivos. Existem também várias maneiras de obter e-mails criptografados entre partes confiáveis integrando ferramentas de criptografia PGP . Mesmo mais privado alternativas de e-mail são ProtonMail e Tutanota , ambos dos quais oferecem criptografia end-to-end por padrão.

YouTube -> Vimeo (grátis com opções pagas)
Para vídeos que estão apenas no YouTube (infelizmente, muito), você pode procurá-los e assisti-lo no DuckDuckGo para obter uma melhor proteção de privacidade através do domínio “youtube-nocookie” do YouTube. Se você está criando e hospedando vídeos você mesmo, no entanto, Vimeo é a alternativa mais conhecida que se concentra em criadores.

Google Maps -> Apple Maps (grátis), OpenStreetMap (grátis)
Para usuários de iOS, a Apple oferece uma alternativa construída através do Apple Maps, portanto, nenhuma instalação é necessária. Para um suporte mais amplo do dispositivo, verifique OpenStreetMap (OSM), que é mais aberto, embora não tenha a mesma facilidade de uso ou qualidade de cobertura que o Apple Maps.





Google Drive -> Resilio Sync (grátis com opções pagas)
Outro serviço que usamos internamente, Resilio Sync, fornece sincronização de arquivos peer-to-peer, que pode ser usada para armazenamento de arquivos privados, backup e compartilhamento de arquivos. Isso também significa que seus arquivos nunca são armazenados em um único servidor na nuvem! O software está disponível para uma grande variedade de plataformas e dispositivos, incluindo servidores.

Android -> iOS (pago)
A alternativa mais popular ao Android é, claro, o iOS, que oferece criptografia fácil do dispositivo e mensagens criptografadas via iMessage por padrão. Também temos dicas para aumentar a proteção de privacidade em seu iPhone ou iPad .

Google Chrome -> Safari (grátis), Firefox (grátis), Brave (grátis) O
Safari foi o primeiro grande navegador a incluir o DuckDuckGo como uma opção de pesquisa privada embutida. Um navegador mais compatível com dispositivos cruzados é o Mozilla Firefox, um navegador de código aberto com um bloqueador de rastreadores interno no modo privado. Brave vai um passo adiante com o bloqueio do rastreador ativado por padrão. Há também muitos navegadores mais que vêm com DuckDuckGo como uma opção embutida.

Blogger -> Ghost (pago), WordPress (grátis com opções pagas) O
Ghost é uma plataforma de blogs hospedada (paga) e auto-instalável, sem rastreamento por padrão e executada por uma fundação sem fins lucrativos. Nós gostamos tanto de usá-lo para o nosso próprio blog ! Uma alternativa gratuita é o WordPress, gerando cerca de 25% dos sites do mundo. Também está disponível tanto para auto-instalação quanto como serviço hospedado sem rastreadores de terceiros por padrão. A comunidade é enorme, com extensa documentação multilingue e muitos temas para escolher.

Google Hangouts -> Zoom (grátis com opções pagas), appear.in (grátis com opção paga) O
zoom é uma alternativa de bate-papo robusta que usamos internamente, que funciona bem mesmo para um grande número de participantes, embora exija um software para ser instalado. Uma alternativa de web só é exibida. Em que não requer uma conta – basta ir ao site para abrir uma sala de bate-papo e você está pronto.

Google Allo -> Signal (gratuito)
Existem vários serviços que oferecem mensagens privadas, mas, como mencionamos anteriormente, o Signal obtém nossa recomendação. Oferece criptografia gratuita de ponta a ponta para mensagens e chamadas privadas. Também é recomendado por Edward Snowden e renomado especialista em segurança Bruce Schneier, entre outros.

Como você pode ver, afastar-se do Google não precisa ser difícil. Na verdade, você pode achar que você prefere as alternativas enquanto também está melhorando a privacidade!

Fonte: Blog DuckDuckGo