Tem gente observando o sol o tempo todo

O SDO: Solar Dynamics Observatory é a primeira missão a ser lançada para o programa Living With a Star (LWS) da Nasa, um programa concebido para compreender as causas da variabilidade solar e seus impactos na Terra. O SDO é projetado para nos ajudar a entender a influência do Sol no espaço da Terra e da Terra, estudando a atmosfera solar em pequenas escalas de espaço e tempo e em muitos comprimentos de onda simultaneamente.

O objectivo da SDO é compreender, conduzir a uma capacidade preditiva, as variações solares que influenciam a vida na Terra e os sistemas tecnológicos da humanidade, determinando.




O SDO estudará como a atividade solar é criada e como o tempo do espaço provém dessa atividade. As medições do interior do sol, o campo magnético do Sol, o plasma quente da corona solar e a irradiância que cria as ionosferas dos planetas são nossos principais produtos de dados.

  • como o campo magnético do Sol é gerado e estruturado
  • como esta energia magnética armazenada é convertida e lançada na heliosfera e geospace sob a forma de vento solar, partículas energéticas e variações na irradiação solar

Lançamento

O SDO foi lançado em 11 de fevereiro de 2010 às 10:23, no horário local, em um Foguete Atlas V da SLC 41, de Cabo Canaveral nos EUA.